Europa dá luz verde à eliminação de portagens nas autoestradas espanholas

A Espanha conseguiu evitar a imposição de portagens nas autoestradas que estavam ligadas aos fundos de recuperação europeus. A Comissão Europeia aprovou a revisão do plano de recuperação e resiliência de Espanha, o que representa um passo significativo para a eliminação das portagens nas autoestradas do país.

portagens-auto-estradas-espanha

Embora o Conselho Europeu deva dar o seu sim final dentro de cerca de um mês, a aprovação da Comissão Europeia indica que Espanha provavelmente ficará livre desta medida impopular, que tem sido objecto de controvérsia desde que foi anunciada.

A Comissão Europeia apresentou uma "avaliação positiva do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) revisto de Espanha", que inclui um total de 59 novas medidas. Uma dessas medidas é a eliminação dos portagens nas autoestradas espanholas.

Para apoiar essa mudança, Bruxelas levou em consideração "circunstâncias objetivas" que dificultaram a implementação de certas medidas, como a alta inflação dos últimos três anos e os problemas de abastecimento decorrentes do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Isto significa também que a Europa dá luz verde a todos os fundos europeus do Next Generation, que ascenderão a um total de 163.000 mil milhões de euros, com 83.000 mil milhões de euros em empréstimos e 80.000 mil milhões de euros em subvenções. Espanha garante, portanto, esta importante injeção de fundos para a sua recuperação económica.

Em vez de portagens nas auto-estradas, o actual Governo espanhol propôs promover o transporte ferroviário como alternativa de transporte. Argumentam que as condições actuais são diferentes daquelas inicialmente propostas para as portagens rodoviárias, e isto tem sido apoiado pela Europa.

Os pedágios nas autoestradas, baseados no princípio do "poluidor-pagador", serão substituídos pela criação de autoestradas ferroviárias, promovendo o uso do transporte ferroviário tanto para cargas quanto para passageiros.

Para isso, propõe-se subsidiar as taxas ferroviárias durante pelo menos cinco anos, substituindo as portagens rodoviárias. Esta mudança será implementada através da Lei da Mobilidade Sustentável, cuja versão final está prevista para 2024.

A eliminação de pedágios nas rodovias é uma notícia positiva para os motoristas, que já enfrentaram aumento no preço dos combustíveis e agora podem esperar alívio nos custos de transporte.