
Em junho passado, o Governo assinou um acordo com diversas organizações do setor dos transportes para distribuir entre empresas uma ajuda de 450 milhões de euros para aliviar os efeitos da subida dos preços dos combustíveis. De acordo com a Federação Nacional das Associações de Transportes da Espanha (Fenadismer) Estas ajudas já começaram a chegar.
Notícia muito positiva para o setor de pós-venda, já que tanto as frotas de caminhões, ônibus e ambulâncias terão mais dinheiro em suas contas nos próximos meses para afinar seus veículos depois de um ano especialmente complicado devido à alta inflação e à baixa rentabilidade. Estas ajudas diretas somam-se às já aprovadas em março e consistem num valor fixo para transportadores tanto de mercadorias como de passageiros em função do número de veículos que possuem.
14.000 mil candidaturas em estudo
Nesta nova convocatória, foram beneficiários cerca de 111.000 transportadores, incluindo também o sector dos táxis, que hoje recebem os auxílios concedidos pela Agência Tributária nas suas entidades bancárias através de transferência do Banco de Espanha, tendo sido negados provisoriamente ou pendentes de verificação cerca de 14.000 inscrições.
Estes pedidos foram indeferidos provisoriamente por não cumprimento de algum dos requisitos que lhes conferem direito ao auxílio, ou por algum erro no processamento do pedido, como erros no cadastro da conta bancária para depósito do auxílio, ou por correspondem à competência das administrações provinciais bascas ou navarras. Há também um número limitado de pedidos que estão a ser estudados no caso de grupos de empresas para verificar se os limites de auxílio previstos na regulamentação europeia não foram ultrapassados.
A Fenadismer lembra aos beneficiários que tenham dívidas com o Tesouro que a Agência Tributária procederá à sua compensação, pelo que nesses casos receberão o valor resultante na sua conta bancária uma vez efectuada a dedução da sua dívida pendente.
fonte: Caminhão