Implementação de portagens em Biscaia
Diante da decisão do governo estadual de não implementar pedágios nas rodovias e estradas espanholas, o Conselho Provincial de Biscaia optou por uma posição oposta, estabelecendo pedágios para caminhões nas principais rodovias e estradas nacionais da província. Esta medida iniciou-se com a instalação de numerosos arcos de controlo em diferentes estradas, inicialmente na BI-625 e na N-240, e desde 1 de Julho, expandiu-se para as estradas A-8, N-636, BI-10 e BI. -30 (antigo N-637).
Sistema de pedágio de fluxo livre
A gestão das portagens é efectuada através de um sistema de verificação de matrículas graças à tecnologia free-flow instalada nos arcos. Este sistema calcula o valor com base na categoria Euro do veículo, cobrando diretamente a portagem à transportadora proprietária do camião, sem necessidade de parar.
Impacto Econômico nos Transportadores
Segundo cálculos da Fenadismer, o custo extra mensal para trabalhadores independentes e empresas que percorram estas rotas rondará os 600 euros. Esta medida terá um claro efeito inflacionista, afectando principalmente os transportadores da Biscaia.
Avaliações de Fenadismer
Fenadismer criticou duramente a medida, chamando-a de "um simples esforço de arrecadação de fundos" por parte do Conselho Provincial de Vizcaya. Argumentam que o sector dos transportes rodoviários já contribui significativamente para a manutenção das estradas através de impostos. Em Biscaia são fornecidos anualmente quase 500 milhões de litros de gasóleo A, destinados principalmente a veículos de transporte, o que permite ao Conselho Provincial arrecadar cerca de 150 milhões de euros por ano só do imposto sobre hidrocarbonetos.
fonte: Transporte3
