
Num marco histórico para a indústria dos transportes, a MAN Truck & Bus lançou a comercialização dos seus primeiros camiões elétricos pesados, o MAN eTGX e o MAN eTGS. Com uma autonomia impressionante de até 800 quilómetros, estes veículos representam um passo significativo em direção à sustentabilidade no setor.
A empresa alemã, com sede em Munique, tem registado uma procura esmagadora, com mais de 600 pedidos de encomenda recebidos até à data. Para responder a esta procura crescente, a MAN planeia distribuir as primeiras 200 unidades dos seus camiões elétricos pesados a clientes selecionados nos primeiros meses de 2024.
Esta conquista não foi fácil, uma vez que a MAN dedicou dois anos intensivos ao desenvolvimento dos seus camiões elétricos pesados. Com mais de 50 protótipos e um exaustivo programa de testes, a marca demonstrou o seu compromisso com a excelência na mobilidade elétrica.
O fabricante também investiu 100 milhões de euros na adaptação da sua fábrica em Nuremberga e formou quase 4.000 funcionários nos departamentos de produção e vendas para liderar a transição para a mobilidade eléctrica.
A MAN tem uma visão ousada para o futuro, visando que metade dos camiões registados na Europa sob a sua marca sejam eléctricos até 2030. O MAN eTGX e o MAN eTGS procuram equiparar-se aos camiões diesel em termos de autonomia, capacidade de carga e versatilidade, marcando assim o início de uma nova era no transporte rodoviário de mercadorias.